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Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
Acesso à Informação

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SIC IFSP

Carta de Serviços ao Usuário

Instituída pela Lei nº 13.460 de 26.6.2017, dispõe sobre a participação, proteção e
defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Tem como objetivo informar os usuários sobre os serviços prestados pelo IFSP,
as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Veja abaixo os serviços da Reitoria e dos câmpus mais demandados pelos usuários externos

Reitoria IFSP - RET
Pró-Reitoria de Administração - PRA
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD
Pró-Reitoria de Ensino - PRE
Pró-Reitoria de Extensão - PRX
Pró-Reitoria de Pesquisa - PRP
Araraquara - ARQ
Avaré - AVR
Barretos - BRT
Bauru - BRU
Birigui - BRI
Boituva - BTV
Bragança Paulista - BRA
Campinas - CMP
Campos do Jordão - CJO
Capivari - CPV
Caraguatatuba - CAR
Carapicuíba - CPB
Catanduva - CTD
Cubatão - CBT
Guarulhos - GRU
Francisco Morato - FRM
Hortolândia - HTO
Ilha Solteira - IST
Itapecerica - ITS
Itapetininga - ITP
Itapeva - ITV
Itaquaquecetuba - ITQ
Jacareí - JCR
Jundiaí - JND
Marília - MRL
Matão - MTO
Piracicaba - PRC
Pirituba - PTB
Presidente Epitácio - PEP
Registro - RGT
Salto - SLT
São Carlos - SCL
São João da Boa Vista - SBV
São José dos Campos - SJC
São Miguel Paulista - SMP
São Paulo - SPO
São Roque - SRQ
Sertãozinho - SRT
Sorocaba - SOR
Suzano - SZN
Tupã - TUP
Votuporanga - VTP

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Reitoria IFSP - RET

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Pró-Reitoria de Administração - PRA

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Pró-Reitoria de Ensino - PRE

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Pró-Reitoria de Extensão - PRX

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Pró-Reitoria de Pesquisa - PRP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Araraquara - ARQ

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Avaré - AVR

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Barretos - BRT

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Bauru - BRU

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Birigui - BRI

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Boituva - BTV

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Bragança Paulista - BRA

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Campinas - CMP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Campos do Jordão - CJO

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Capivari - CPV

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Caraguatatuba - CAR

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Carapicuíba - CPB

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Catanduva - CTD

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Cubatão - CBT

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Guarulhos - GRU

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Francisco Morato - FRM

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Hortolândia - HTO

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Ilha Solteira - IST

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Itapecerica - ITS

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Itapetininga - ITP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Itapeva - ITV

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Itaquaquecetuba - ITQ

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Jacareí - JCR

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Jundiaí - JND

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Marília - MRL

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Matão - MTO

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Piracicaba - PRC

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Pirituba - PTB

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Presidente Epitácio - PEP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Registro - RGT

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Salto - SLT

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São Carlos - SCL

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São João da Boa Vista - SBV

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São José dos Campos - SJC

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São José dos Campos - SJC

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São José dos Campos - SJC

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São José dos Campos - SJC

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São Miguel Paulista - SMP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São Paulo - SPO

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus São Roque - SRQ

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Sertãozinho

Local da atividade Serviço prestado Compromissos e padrões de qualidade do atendimento Avaliação dos serviços prestados
Setor/área Telefone E-mail serviço oferecido requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço previsão do prazo máximo para a prestação do serviço forma de prestação do serviço prioridades de atendimento mecanismos de comunicação com os usuários procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação satisfação do usuário qualidade do atendimento cumprimento dos compromissos e prazos
Direção Adjunta de Extensão (16) 3946-1177 daex.srt@ifsp.edu.br Atendimento aos alunos com relação aos estágios obrigatórios/não obrigatórios Termo de Compromisso de Estágio; Plano de Atividade;Cartas de Apresentação para Empresas; Documentos para Aproveitamento de Atividades. Todos esses procedimentos estão disponíveis no site do IFSP e da Extensão SRT (5 ) dias úteis Presencial e a distância (email) Idosos, gestantes e mulheres com crianças de colo. Email, site da extensão IFSP Sertãozinho e atendimento presencial Emails e formulários. Presencial e pelo SUAP. Em fase de implantação Em fase de implantação Em fase de implantação
Biblioteca -CDB 39461187 biblioteca_srt@ifsp.edu.br Empréstimos de livros, acesso aos computadores com Internet, emissão de certidão negativa de débitos, elaboração de ficha catalográfica, orientação para normalização de TCC e uso do espaço para leituras e pesquisa. Número de prontuário do usuário para acessar os serviços oferecidos pela biblioteca. Empréstimo de livros: prazo de 07 dias para alunos da instituição e 15 dias para servidores. Via sistema pergamum. Não existe demanda de atendimento prioritário. Comunicação automática via e-mail pelo sistema pergamum. Via e-mail pelo sistema pergamum. Via sistema pergamum e/ou pessoalmente na biblioteca junto à coordenação. Boa Bom Os compromissos geralmente são cumpridos dentro do prazo estabelecido.
Coordenadoria Sociopedagógica (16)3946-1182 csp.srt@ifsp.edu.br Atendimento para alunos e servidores com vulnerabilidade social, problemas de aprendizado, deficiência, etc apenas se apresentar pessoalmente no horário de funcionamento do setor. Também pode ser feito por email ou por telefone. não há, depende do caso acompanhamento com docentes e servidores do setor depende da gravidade de cada caso Lista de emails (comunica), site do câmpus, telefone, email individual não há não há não há não há não há
Coordenadoria Sociopedagógica (16)3946-1182 csp.srt@ifsp.edu.br Atendimento a servidores a respeito da inscrição e execução de projetos de ações universais apenas se apresentar pessoalmente no horário de funcionamento do setor. Também pode ser feito por email ou por telefone. não há, depende do caso de acordo com o Edital específico de acordo com o Edital específico Lista de emails (comunica), site do câmpus, telefone, email individual não há não há não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Emissão de Históricos solicitação via requerimento (cursos técnicos)/ impressão via SUAP pelo próprio estudante (para cursos que já estão no SUAP) 15 dias dos cursos técnicos/ pelo SUAP: de imediato presencial/ on line por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Emissão de Atestados de Conclusão Ter cumprido todos os pré-requisitos do curso/ter colado grau (para cursos superiores) 10 dias para cursos técnicos/ pelo SUAP: de imediato presencial/ on line por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Emissão de atestados de matrículas estar matriculado dois dias úteis/ pelo SUAP: de imediato presencial/ on line por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Recebimento de requerimentos de aproveitamento de estudos anexar histórico e ementas das disciplinas cursadas de acordo com trâmites da Organização Didática presencial prazos da org. did. via telefone, e-mail, presencialmente na CRA trâmites da Org. did. via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Atendimento ao público via guichê , via e-mail e telefone _____________ depende da solicitação presencial, via e-mail ou telefone por ordem de chamado via telefone, e-mail, presencialmente na CRA   via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Recebimento de requerimentos de exercícios domiciliares anexar justificativa (anexar atestado médico) de acordo com Org. Did. de acordo com trâmites da Organização Didática presencial por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA resposta no requerimento , e abono de faltas se cumprido os exercícios, com anuência do coordenador presencial ou via sistema acadêmico não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Certificação do ENEM ter prestado o ENEM e ter atingido a pontuação mínima. solicitação via site 60 dias a partir do protocolo no site solicitação via site, retirada presencial com os documentos a serem entregues por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Receber requerimentos de trancamento de matrículas estar matriculado, e cumprir os requisitos da organização didática e prazos doi calendário acadêmico de acordo com calendário acadêmico presencial por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA resposta no requerimento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Receber requerimentos de transferência estar aberto edital, estar matriculado em outra instituição de ensino (atestado de matrícula) e participar do processo seletivo conforme edital conforme edital XXXXX via telefone, e-mail, presencialmente na CRA, site publicação do resultado do edital via site não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Receber requerimentos de cancelamento de matrículas estar matriculado , preencher requerimento xxxxxxx presencial, via requerimento. por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA cancelamento da matrícula nos sistemas sistema acadêmico não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Realizar matrículas dos cursos técnicos e dos superiores Ser aprovado em processo seletivo e convocado para matrícula. Documentos necessários são divulgados no edital de processo seletivo. Prazos serão definidos em edital e/ou comunicado do processo seletivo presencial classificação e ordem de chegada via telefone, e-mail, presencialmente na CRA matrícula presencial do candidato protocolo de matrícula não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Realizar emissão de Carteira Estudantil estar matriculado; estar com a documentação de cadastro em dia; comparecer na data e horário da convocação para tirar foto e recolher impressão digital. 60 dias contados a partir da data do pedido da carteira estudantil (data em que o estudante tira a fotografia). O aluno comparece a CRA munido do número do seu prontuário. Ele será fotografado e suas impressões digitais serão recolhidas. Ordem de chegada. A convocação é feita através do grupo de e-mails para estudantes e em cartazes colados na escola. emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Realizar emissão de boletim escolar estar matriculado; estar com a documentação de cadastro em dia; solicitar via formulário de requerimento na CRA. 10 dias para cursos técnicos/ pelo SUAP: de imediato presencial, via requerimento. por ordem de protocolo via telefone, e-mail, presencialmente na CRA emissão do documento via telefone, e-mail, presencialmente na CRA não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Realizar colação de grau Este procedimento é obrigatório para todos os alunos dos cursos superiores. Para solicitar é necessário ter cumprido os pré-requisitosde conclusão do curso. Deverá ser preenchido Formulário de Requerimento que se encontra disponível na CRA. Após requerer, o aluno deverá observar a data da Cerimônia de Colação de Grau no calendário acadêmico e comparecer na data e horário indicado presencial, via requerimento. XXXXXX Comunica estudantes, Calendário Acadêmico, via telefone, e-mail, presencialmente na CRA Recebemos via formulário de requerimento. A lista dos participantes é divulgada no Comunica Estudantes Datas poderão ser consultadas no calendário acadêmico, disponível no site do câmpus. Outras informações por e-mail, telefone ou presencialmente. não há não há não há
Coordendoria de Registros Acadêmicos (16) 39461178/ 39461179 cra.srt@ifsp.edu.br Realizar rematrículas cursos Técnicos / superiores estar matriculado; estar com a documentação de cadastro em dia; para assinar, ter 18 anos ou trazer responsável legal. Via SUAP, para cursos superiores Aluno deverá observar período de rematrícula no Calendário Acadêmico Presencialmente. Assinatura de lista. Via SUAP Ordem de chegada./ De acordo com instrução normativa Comunica estudantes, via telefone, e-mail, presencialmente na CRA Após assinatura da lista, a rematrícula está realizada. / para cursos superiores consultar SUAP Datas poderão ser consultadas no calendário acadêmico, disponível no site do câmpus. não há não há não há

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Sorocaba - SOR

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Suzano - SZN

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Tupã - TUP

 

 

<-- voltar     Carta de Serviços _ Câmpus Votuporanga - VTP

 


<-- voltar     Sobre a Carta de Serviços ao Usuário

Para mais informações acesse:
www.ifsp.edu.br/acessoainformacao/cartaServicos.php

LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017
Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13460.htm

DA DIVULGAÇÃO AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Art. 18. A Carta de Serviços ao Usuário, a forma de acesso, as orientações de uso e as informações do formulário Simplifique! deverão ser objeto de permanente divulgação aos usuários dos serviços públicos, e mantidos visíveis e acessíveis ao público:
I - nos locais de atendimento;
II - nos portais institucionais e de prestação de serviços na internet; e
III - no Portal de Serviços do Governo federal, disponível em www.servicos.gov.br
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9094.htm

DECRETO Nº 9.094, DE 17 DE JULHO DE 2017
Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9094.htm


Olá,

Encaminho link para arquivo (xls), para que possam nos fornecer as descrições dos serviços mais (demandados) prestados pela sua pró-reitoria ou pelo seu câmpus, aos usuários internos e/ou externos.
Favor nos retornar o arquivo preenchido para este mesmo e-mail.
www.ifsp.edu.br/acessoainformacao/cartaServicos.xls

Favor nos enviar os serviços prestados por setores e/ou coordenadorias, tanto dos serviços prestados pelos Administrativos como pelos docentes aos usuários.

Para mais informações acesse:
www.ifsp.edu.br/acessoainformacao/cartaServicos.php

LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017
Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13460.htm

DECRETO Nº 9.094, DE 17 DE JULHO DE 2017
Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9094.htm

Por favor, sejam sucintos no preenchimento.
Também, por gentileza, não alterem o layout do arquivo xls, apenas respondam nos câmpus logo abaixo a sua pró-reitoria ou câmpus.

Carta de Serviços ao Usuário

Instituída pela Lei nº 13.460 de 26.6.2017, dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Tem como objetivo informar os usuários sobre os serviços prestados pelo IFSP, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Regulamentada pelo Decreto 9094.

DA CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

Art. 11. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência.
§ 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar aos usuários dos serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo federal as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.
§ 2º Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas:

I - ao serviço oferecido;
II - aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço;
III - às etapas para processamento do serviço;
IV - ao prazo para a prestação do serviço;
V - à forma de prestação do serviço;
VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; e
VII - aos locais e às formas de acessar o serviço. 

§ 3º Além das informações referidas no § 2º, a Carta de Serviços ao Usuário deverá, para detalhar o padrão de qualidade do atendimento, estabelecer:

I - os usuários que farão jus à prioridade no atendimento;
II - o tempo de espera para o atendimento;
III - o prazo para a realização dos serviços;
IV - os mecanismos de comunicação com os usuários;
V - os procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações;
VI - as etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, incluídas a estimativas de prazos;
VII - os mecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado;
VIII - o tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento;
IX - os elementos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento;
X - as condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere à acessibilidade, à limpeza e ao conforto;
XI - os procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível; e
XII - outras informações julgadas de interesse dos usuários.

A Carta de Serviços ao Usuário substitui a Carta de Serviços ao Cidadão (Decreto nº 6932, de 11 de agosto de 2009)


Informações disponibilizadas aos usuários

Local/atividade:
Câmpus / Setor-área / Telefone / E-mail

Serviços prestados:
I - serviços oferecidos
II - requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço
III - principais etapas para processamento do serviço
IV - previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
V - forma de prestação do serviço
VI - locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Compromissos e padrões de qualidade do atendimento: 
I - prioridades de atendimento
II - previsão de tempo de espera para atendimento
III - mecanismos de comunicação com os usuários
IV - procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários 
V - mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação

Avaliação dos serviços prestados: 
I - satisfação do usuário
II - qualidade do atendimento
III - cumprimento dos compromissos e prazos
IV - quantidade de manifestações de usuários
V - medidas adotadas para melhoria e aperfeiçoamento

 

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