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:: Avaliação Interna: Autoavaliação Institucional ::

Respondentes das pesquisas aplicadas:

Totais que participaram da pesquisa / Ano 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Discentes dos cursos superiores 492 555 2151 2951 4258 5113
Docentes 205 241 820 1133 1394 1650
Técnico-administrativos 161 186 622 1047 859 835

Avaliações a partir de 2014: 5 eixos / Avaliações até 2013: 10 dimensões

Relatório2014.pdf
Relatório2014.doc

2014 - dados
1° relatório parcial
Relatório2015.pdf
Relatório2015.doc

2015 - dados
2° relatório parcial
Relatório2016.htm
Relatório2016.pdf
Relatório2016.doc

2016 - dados
3° relatório integral
Relatório2017.htm
Relatório2017.pdf
Relatório2017.doc

2017 - dados

Eixos avaliados (após 2014, avaliação por eixos - Portaria n 92, de 31 de janeiro de 2014):
1 Planejamento e Avaliação Institucional
2 Desenvolvimento Institucional
3 Políticas Acadêmicas
4 Políticas de Gestão
5 Infraestrutura

2004 2005 2006 2007 2008

2008 dados

2009 2010

2010 dados

2011

2011 dados

2012 2013

10 dimensões do SINAES (até 2013eram avaliadas as 10 dimensões):
1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
3. Responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior (IES);
4. Comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
6. Organização de gestão da IES;
7. Infraestrutura física;
8. Planejamento de avaliação;
9. Políticas de atendimento aos estudantes e
10. Sustentabilidade financeira.


 
1 Eixo 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1.1 Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional.
1.2 Projeto/processo de autoavaliação institucional.
1.3 Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica.
1.4 Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados.
1.5 Elaboração do relatório de autoavaliação.
2 Eixo 2: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
2.1 Missão institucional, metas e objetivos do PDI.
2.2 Coerência entre o PDI e as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação.
2.3 Coerência entre o PDI e as práticas de extensão.
2.4 Coerência entre o PDI e as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.
2.5 Coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural,
à produção artística e ao patrimônio cultural.
2.6 Coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social.
2.7 Coerência entre o PDI e ações de responsabilidade social: inclusão social.
2.8 Coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial.
2.9 Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais.
3 Eixo 3: POLÍTICAS ACADÊMICAS
3.1 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação.
3.2 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu.
3.3 Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu.
3.4 Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística
e cultural.
3.5 Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão.
3.6 Políticas institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica, didáticopedagógica, tecnológica, artística e cultural.
3.7 Comunicação da IES com a comunidade externa.
3.8 Comunicação da IES com a comunidade interna.
3.9 Programas de atendimento aos estudantes.
3.10 Programas de apoio à realização de eventos internos, externos e à produção discente.
3.11 Política e ações de acompanhamento dos egressos.
3.12 Atuação dos egressos da IES no ambiente socioeconômico.
3.13 Inovação tecnológica e propriedade intelectual: coerência entre o PDI e as ações institucionais.
4 Eixo 4: POLÍTICAS DE GESTÃO
4.1 Política de formação e capacitação docente.
4.2 Política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo.
4.3 Gestão institucional.
4.4 Sistema de registro acadêmico.
4.5 Sustentabilidade financeira.
4.6 Relação entre o planejamento financeiro (orçamento) e a gestão institucional.
4.7 Coerência entre plano de carreira e a gestão do corpo docente.
4.8 Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo.
5 Eixo 5: INFRAESTRUTURA FÍSICA
5.1 Instalações administrativas.
5.2 Salas de aula.
5.3 Auditório (s).
5.4 Sala (s) de professores.
5.5 Espaços para atendimento aos alunos.
5.6 Infraestrutura para CPA.
5.7 Gabinetes/estações de trabalho para professores em Tempo Integral - TI.
5.8 Instalações sanitárias.
5.9 Biblioteca: infraestrutura física.
5.10 Biblioteca: serviços e informatização.
5.11 Biblioteca: plano de atualização do acervo.
5.12 Sala (s) de apoio de informática ou infraestrutura equivalente.
5.13 Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação.
5.14 Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física.
5.15 Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços.
5.16 Espaços de convivência e de alimentação.