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DADOS IMPORTANTES DO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

TER DIGITALIZADO AS DUAS CONTEXTUALIZAÇÕES.

Contextualização da IES:

- Nome da Mantenedora;

- Base legal da mantenedora (endereço, razão social, registro no cartório e atos legais);

- Nome da Instituição de Ensino Superior (IES);

- Base legal da IES (endereço idêntico ao E-MEC, atos legais – ato de criação dos IFs e data da publicação no DOU);

- Perfil e Missão da IES;

- Dados socioeconômicos da região;

- Breve histórico da IES (criação, trajetória, áreas oferecidas no âmbito da graduação e pós-graduação, áreas de atuação na extensão e área sde pesquisa).

Contextualização do Curso:

- Nome do Curso;

- Nome da IES;

- Endereço de Funcionamento do curso;

- Atos legais de Autorização;

- Número de vagas autorizadas;

- Conceito Preliminar de Curso - CPC e Conceito de Curso – CC, quando houver;

- Turnos de funcionamento do curso (matutino, vespertino, noturno e integral);

- Carga horária total do curso (em horas e em hora/aula – ver Parecer CNE/CES No 261/2006);

- Tempo mínimo e máximo para integralização;

- Identificação do Coordenador do Curso;

- Perfil do Coordenador do Curso (formação acadêmica, titulação, tempo de exercício na IES e na função de coordenador do curso);

- Composição, titulação, regime de trabalho e permanência sem interrupção dos integrantes do Núcleo Docente Estruturante – NDE;

- Tempo médio de permanência do corpo docente no curso – deve-se somar o tempo de exercício no curso de todos os docentes e dividir pelo número total de docentes no curso, incluindo o tempo do coordenador do curso.

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES:

- PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO;

- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL;

- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS;

- CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA.

 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Programas de assistência estudantil;

- Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão;

- Levar em conta também a participação dos coordenadores de curso com Educação a Distância em cursos técnicos;

- Citar a verticalização das atividades acadêmicas do IFSP;

- Levar em conta também a participação em gestão acadêmica dos coordenadores de curso em nível técnico;

- Levar em conta também o tempo de trabalho dos docentes nos cursos técnicos integrados e técnicos;

- Levar em conta também a experiência docente nos cursos técnicos e técnicos integrados para contagem da experiência acadêmica;

- Citar os espaços de trabalho e pesquisa do professor como alternativa ao gabinete de trabalho;

- Citar o espaço compartilhado dos Coordenadores como alternativa do gabinete individual, além dos recursos de informática e equipe técnica-administrativa de apoio compartilhados;

- Citar a disponibilidade de computadores portáteis, como tablets, telefones inteligentes (smartphones), notebooks, netbooks, laptops, entre outros equipamentos que permitam acesso à internet e execução de atividades acadêmicas;

- Citar livros utilizados no Ensino Técnico Integrado juntamente com os livros específicos do Ensino Superior;

- Citar o portal de periódicos da CAPES e de outras revistas virtuais indexadas, comprovados por contratos ou documentos de convênios;

- Citar a revista Sinergia;

- Citar os laboratórios dos Ensinos Técnico Integrado e Técnico para o curso em Avaliação In Loco;

- Observar com cuidado as cargas horárias mínimas, perfis profissionais e infraestrutura recomendada no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e nas Diretrizes Curriculares nacionais;

- Colocar os documentos oficiais que constituíram o NDE e Colegiado de Curso, como também as atas das reuniões;

- Não devem contar na carga horária mínima do Curso Superior de Tecnologia as cargas horárias de Estágio, Atividades Complementares e Trabalhos de Conclusão de Curso;

- Observar a relação entre o tempo correspondente à hora/aula e o número de aulas planejadas, de forma a garantir a carga horária total, em horas;

- Disponibilizar Informações Acadêmicas na forma impressa e virtual, em página eletrônica própria e na biblioteca do Campus;

- A Titulação do Corpo Docente deverá ser cobrada dos docentes Mestrado e Doutorado, tendo no mínimo Pós-Graduação Lato Sensu;

- Citar o Tempo de Integralização mínimo e máximo de conclusão;

- Buscar cumprir o Decreto No 5296/2004 (Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida;

- Deverá constar a Disciplina de Libras (plano da disciplina) no PPC;

- Deverá constar Políticas de Educação Ambiental em disciplinas do curso;

- Deverá constar Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em disciplinas do curso.