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Comissão Própria de Avaliação - CPA

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AGENDA
AVALIAÇÃO DE RECREDENCIAMENTO
Código da Avaliação: 122439
Ato Regulatório: Recredenciamento
Código do Protocolo: 201406690
IES: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)
Campus: 58163-IFSP - Campus Piracicaba

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º dia: 08/05/2016 Domingo
A definir Chegada dos avaliadores a Piracicaba/SP
2º dia: 09/05/2016 Segunda-feira
08:00 – 08:30 Reunião Interna da Comissão
08:30 – 09:30 Reunião com dirigentes (Reitor/vice; pró-reitores/diretores de área e avaliador institucional) para apresentação dos avaliadores, diretrizes da avaliação e agenda.
09:30 – 11:00 Reunião com os Coordenadores de Curso de Graduação/Pós e Chefes de Departamentos
11:00 – 12:00 Reunião com a CPA
12:00 – 14:00 Intervalo de Almoço
14:00 – 17:00 Visita às instalações gerais (Controle Acadêmico, Salas de aula, Bibliotecas, Laboratórios, etc.)
17:00 – 18:00 Reunião com técnico-administrativos
18:00 – 19:00 Reunião com os docentes
19:00 – 20:00 Reunião com os Discentes
3º dia: 10/05/2016 Terça-feira
08:00 - 12:00 Trabalho interno da comissão de avaliação - Preenchimento formulário eletrônico
12:00 - 14:00 Intervalo de Almoço
14:00 - 18:00 Trabalho interno da comissão de avaliação - Preenchimento formulário eletrônico
4º dia: 11/05/2016 Quarta-feira
08:00 - 12:00 Trabalho interno da comissão de avaliação - Preenchimento formulário eletrônico
12:00 - 14:00 Intervalo de Almoço
14:00 - 16:00 Resolução de pendências - Finalização do preenchimento formulário eletrônico
16:00 – 17:00 Reunião final da comissão com os Dirigentes da IES
17:00 – 18:00 Encerramento dos Trabalhos da Comissão
5º dia: 12/05/2016 Quinta-feira
A definir Retorno da comissão às cidades de origem

Para que os trabalhos ocorram de maneira satisfatória e dentro do cronograma estabelecido, a Comissão de Avaliação solicita que sejam disponibilizados os seguintes itens:

DOCUMENTAÇÃO A SER DISPONIBILIZADA PELA IES
Na sala da Comissão, disponibilizar os seguintes documentos, organizados conforme as dimensões a serem avaliadas:

DIMENSÃO 1:
1. Relato Institucional;
2. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI);

DIMENSÃO 2:
3. Relação dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados, com os atos legais, número de vagas e número de alunos;
4. Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC);
5. Calendário escolar;
6. Quantidades de alunos por turma /curso/ turno;
7. Regulamentos de Estágio e de TCC;
8. Atividades de pesquisa e iniciação científica;
9. Atividades de extensão desenvolvidas;

DIMENSÃO 3:
10. Convênios ou as relações da IES com o setor público, o setor produtivo e o mercado de trabalho;
11. Programas de inclusão social e de ação afirmativa;

DIMENSÃO 4:
12. Amostras de ações de comunicação com a comunidade interna e externa;
13. Documentação da Ouvidoria;

DIMENSÃO 5:
14. Editais de processos seletivo para contratação de pessoal, se houver;
15. Relação dos Professores, em ordem alfabética, com CPF, titulação, regime de trabalho, disciplinas lecionadas com carga horária e cursos em que atuam;
16. Relação dos técnico-administrativos, em ordem alfabética, com CPF, formação, experiência e setor onde atua;
17. Plano de Carreira Docente e Plano de Cargos e Salários dos técnico-administrativos com respectivos registros ou protocolos no Ministério do Trabalho e Emprego;
18. Políticas de capacitação e de acompanhamento do trabalho docente nos últimos três anos;

DIMENSÃO 6:
19. Estrutura organizacional da IES;
20. Regimento
21. Atas das reuniões dos Colegiados e/ou Conselhos;

DIMENSÃO 7:
22. Escritura do imóvel e/ou contrato de aluguel;
23. Dados gerais sobre o acervo bibliográfico e os serviços da biblioteca;
24. Ações de atualização e ampliação do acervo bibliográfico;

DIMENSÃO 8:
25. Constituição da Comissão Própria de Avaliação;
26. Atas das reuniões da CPA;
27. Relatórios parciais e finais do processo de autoavaliação produzidos pela IES;
28. Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados da autoavaliação e das avaliações externas do MEC;
29. Relatório de Avaliação Institucional Externa produzido na última avaliação realizada por Comissão de Avaliação Institucional Externa;
30. Dados sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
31. Relatórios de Avaliações Externas de Cursos da IES.

DIMENSÃO 9:
32. Programas de apoio aos discentes;
33. Política de acompanhamento ao egresso;

DIMENSÃO 10:
34. Documentação financeira referente à IES;
35. Políticas de aplicação de recursos para os programas de ensino, extensão e pesquisa;

DOCUMENTAÇÃO DA MANTENEDORA
36. Documentos da Mantenedora com os respectivos registros;

DOCUMENTAÇÃO IES:
37. Portarias de Credenciamento e Recredenciamento, se houver;
38. Relatórios de avaliação institucional externa com vistas ao credenciamento ou recredenciamento da instituição, se houver;
39. Estatuto e/ou Regimento, com indicação precisa do órgão, ato e data de aprovação;
40. Demais documentos que comprovem as informações fornecidas pela IES no preenchimento do Formulário Eletrônico.

Observação: Pastas de docentes, contendo Currículo Lattes e documentação comprobatória de titulação e vínculo empregatício com a IES serão solicitadas pela Comissão durante a visita.

INFRAESTRUTURA PARA A COMISSÃO
· Sala reservada para instalação dos integrantes da Comissão de Avaliação;
· Computadores com acesso a internet;
· Uma impressora;
· Linha telefônica para ligações externas;
· Material de escritório para trabalho;

É fundamental que durante todo o período da avaliação in loco a presença de Representantes Institucionais para esclarecimentos de dúvidas e acompanhamento da comissão.