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    Instituto Federal de São Paulo
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Comissão Própria de Avaliação - CPA

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CPA IFSP

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP)
Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES)
Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

AGENDA DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA - RECREDENCIAMENTO
Avaliação Nº: 122434
Nº do processo: 201406690
IES: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP
Endereço: Rua Américo Ambrósio Nº: 269 - Cep: 14169263 - Sertãozinho/SP
Dados do Dirigente: Eduardo Antonio Modena
Dados do Procurador Institucional: Leandro Henrique Da Silva

1. EQUIPE DE AVALIAÇÃO
Professor(a)
Marco Aurélio Pedron e Silva
Tania Maria Ferreira de Souza (Coordenadora)
Sonia Maria da Costa Barreto

CRONOGRAMA

Horário

Atividade

Observações

1º dia – 26 de Junho de 2016 – Domingo

Deslocamento até  Sertãozinho/SP e hospedagem no hotel

2º dia – 27 de Junho de 2016 – Segunda—feira

08h00min

09h00min

Reunião inicial com representantes da IES

·         Deverão estar presentes: Direção Geral, Pedagógica e Administrativa.

·         Descrição panorâmica da instituição, das instalações físicas e da movimentação financeira da IES.

·         Apresentação de projetos, plantas e cronogramas de obras para futuras instalações.

09h00min

10h00min

Atividades internas da Comissão

 

 

10h00min

12h00min

Visita às instalações físicas (os responsáveis por cada setor devem estar presentes)

·         Salas dos dirigentes e docentes

·         Salas de aula

·         Salas de informática e de suporte administrativo

·         Salas de serviços de apoio acadêmico

·         Auditórios

·         Laboratórios

·         Biblioteca

·         Áreas de atividades esportivas, recreativas e culturais;

·         Áreas de convivência, locais de alimentação e de serviços;

·         Condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais

·         Condições de segurança (extintores de incêndio, hidrantes)

12h00min

13h00min

 Almoço

14h00min

15h00min

Atividades internas da Comissão

(Se necessário, concluir a visita às instalações físicas)

Análise da documentação: PDI, Regimento da IES, relatório de auto-avaliação, documentação dos docentes e do corpo técnico-administrativo, movimentação financeira

15h00min

16h00

 Reunião com a CPA

 

16h00min

17h00min

Reunião com o corpo técnico-administrativo

Necessária a presença representativa de funcionários dos setores administrativos e laboratórios

18h00min

18h50min

Reunião com o corpo docente

Necessária a presença de professores representantes da IES 

19h00min

20h00min

Reunião com o corpo discente

Necessária a presença de alunos dos cursos noturnos.

3º dia – 28 de Junho de 2016 – Terça-feira

08h00min

09h00min

 

Reunião com o corpo discente

Necessária a presença de alunos do curso matutino.

09h00min

12h00min

Atividades internas da Comissão

Preenchimento do Instrumento de Avaliação

12h00min

14h00min

Almoço

 

14h00min

18h00mn

Atividades internas da Comissão

Preenchimento do Instrumento de Avaliação

4º dia – 29 de Junho 2016 – Quarta-feira

08h00min

12h00min

Atividades internas da Comissão

Preenchimento do Instrumento de Avaliação

12h00min

14h00min

Almoço

 

14h00min

17h0min

Atividades internas da Comissão

Preenchimento do Instrumento de Avaliação

17h00min

18h00min

Reunião final com representantes da IES

 

5º dia – 30 de Junho de 2016 – Quinta-feira

Encerramento da visita - Viagem de retorno

PROVIDÊNCIAS INSTITUCIONAIS

1. Documentação dos professores em pastas contendo os seguintes documentos:

· Currículo Lattes de cada docente
· Cópia do documento de identidade e CPF
· Cópia do comprovante de residência
· Cópia da CTPS com as experiências profissionais
· Cópia do registro da Carteira do trabalho
· Contrato de Trabalho
· Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
· Cópia do Certificado de Especialização (frente e verso) – se for o caso
· Cópia do Diploma de Mestrado (frente e verso) – se for o caso
· Cópia do Diploma de Doutorado (frente e verso) – se for o caso
· Cópias dos Certificados de Aperfeiçoamento (acima de 30 horas) – se for o caso
· Cópias das publicações (artigos, obras, textos) com ISBN...


2. Documentos que deverão estar à disposição da comissão e separadas por dimensão de 01 a 10.
· Base legal da Mantenedora (endereço, razão social, registro no cartório, tipo de identidade jurídica e de constituição, atos legais)
· Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), separado por dimensão.
· Projeto Pedagógico Institucional (PPI)
· Regimento interno
· Projeto de avaliação institucional
· Plano de carreira docente registrado e homologado no Ministério do Trabalho e Emprego através de sua Superintendência ou Delegacia Regional
· Plano de atualização e manutenção do acervo da biblioteca e da infraestrutura física
· Calendário escolar da IES
· Planejamento, planta e cronograma de obras de futuras instalações (licenças para execução das obras e demais itens relacionadas a autorização das referidas obras)

3. Para que os trabalhos ocorram de maneira satisfatória e dentro do cronograma estabelecido pelo INEP, necessitamos de uma sala, dentro da instituição avaliada, contendo:
· 03 (três) computadores conectados à Internet sem rede com outros computadores da IES
· 01 (uma) impressora a laser
· linha telefônica para ligações externas
· material de expediente
· um técnico de informática, responsável pelos recursos computacionais (serviços de TI).

4. O cronograma de trabalho apresentado pode ser alterado durante o processo de avaliação, a critério da Comissão Avaliadora;

5. Durante as reuniões internas da Comissão Avaliadora poderão ser solicitados informações ou documentos adicionais para IES, ou despacho interlocutório entre a Comissão Avaliadora e os membros da IES;

6. Durante a avaliação poderão ocorrer visitas para verificação nas instalações, caso seja constatado a necessidade pela Comissão Avaliadora;

7. A Comissão Avaliadora recomenda que durante todo o período da visita “in loco” o(a) Procurador Institucional, o(a) Gestor(a) da IES, o(a)s Coordenadores de Curso, Bibliotecário(a) e o(a) Secretário Geral estejam presentes na IES e à disposição da Comissão Avaliadora. A direção da IES faz-se necessária na reunião inicial e final.

A Comissão