Curso de Literatura Afro-Brasileira é concluído em São José dos Campos

O curso de Literatura Afro-brasileira ministrado pelo Câmpus São José dos Campos chegou ao fim no último dia 18 de maio. O encerramento contou com a apresentação dos trabalhos finais e a realização de um amigo secreto no qual os estudantes trocaram livros artesanalmente produzidos.

O curso foi iniciado em 23 de março a partir de uma ação vinculada ao NEABI-IFSP, com carga horária de 32 horas. Ele foi ministrado pela professora Isabelita Maria Crosariol (Doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” – PUC-Rio) e pelo professor Luís Henrique da Silva Novais (Doutorando em “Teoria da Literatura e Literatura Comparada – UFMG).

Ao longo das aulas, foram discutidas e analisadas as produções literárias de Maria Firmina dos Reis, Machado de Assis, Luiz Gama, Cruz e Sousa, Lima Barreto, Solano Trindade, Cuti, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, destacando o mérito estético-literário dessas obras e sua importância histórico-social no registro de uma perspectiva negra.

Como trabalho final, os alunos apresentaram uma proposta didática a ser desenvolvida no âmbito educacional. Entre as ações sugeridas, houve desde a proposição de planos de aula e de sequências didáticas até mesmo a sugestão, por Sandro Luiz Cuesta (escritor da literatura afro-brasileira e residente em São José dos Campos), de um trabalho em escolas com o livro por ele escrito ao longo do período do curso: As literaturas da Mãe África em poesia acróstica na língua portuguesa.