Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Conclusão do relatório acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena dos câmpus do IFSP

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) concluiu um relatório sobre o acervo bibliográfico do IFSP acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Os dados compilados foram levantados a partir de um questionário enviado ás Coordenadorias de Biblioteca no ano de 2016. O NEABI realizou uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados desse levantamento visando compreender a atual situação do acervo quanto a temática indicada e, com isso, respaldar ações posteriores de acordo com os dados obtidos. 

Tendo em vista que o relatório aponta a insuficiente representatividade da temática nos acervos das bibliotecas dos câmpus, o NEABI tem realizado ações no sentido de amenizar esta ausência de referencial bibliográfico acerca da temática a partir das seguintes ações:

- Criação de documento de referência – NEABI Indica nº1 -  com o objetivo de disponibilizar as indicações de livros, teses e artigos feitas pelos membros do núcleo referentes à temática das relações étnico raciais, focadas nas populações negra e indígena, buscando colaborar com o trabalho dos docentes do IFSP, bem como divulgar essas informações para as comunidades interna e externa. O documento foi lançado no II CONEPT e está disponível aqui.

- Criação do NEABI Indica nº2 – com indicações de filmes e atividades para cine debate – este documento está em construção e logo será publicado.

- Articulação com o Comitê de Bacia do Litoral Norte que realizou doação de quatro livros, que abarcam a temática do núcleo, para cada câmpus. Estes livros encontram-se na PRX e qualquer representante do câmpus pode retirá-los. 

- Organização de uma Chamada pública para doações de livros acerca da temática do Núcleo – ação em andamento.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!