Aluno do Câmpus Itapetininga tem artigo premiado

O artigo intitulado “Superpositions of Bessel Beams and Optical Force Modeling in Python”, de autoria de Ivan Rodrigues, aluno do último ano da graduação em Física do Câmpus Itapetininga, ganhou o prêmio de melhor artigo na Categoria “Iniciação Científica”, no 35º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2017).

Com orientação do professor Carlos Henrique da Silva Santos, também do Câmpus Itapetininga, e coorientação do professor Leonardo André Ambrósio, da USP, o artigo apresenta modelagens computacionais que podem ser aplicadas em tecnologias de pinças ópticas para o aprisionamento de partículas ou até em processos de refinamento de líquidos, como é caso da retirada de impurezas do sangue ou petróleo. Para isso são tomados feixes de luz altamente estruturados e partículas esféricas representando possíveis espalhadores biológicos (moléculas, bactérias etc.). Essas implementações vêm sendo realizadas utilizando a Python e algumas de suas bibliotecas para processamento e visualização de dados científicos; por ser gratuita e aberta, a linguagem Phyton facilita a disseminação e colaboração do conhecimento.

Para Ivan, a premiação não é só importante para sua formação e carreira acadêmica, mas também é um reconhecimento ao IFSP, que contribuiu para a conquista do prêmio. “Considero esse prêmio uma importante inspiração para outros alunos que queiram seguir a carreira de pesquisador”, diz.

Os professores que orientaram Ivan acreditam que as pesquisas técnico-científicas passam pela necessidade de parcerias e apoio financeiro e institucional para seu avanço e qualidade. Segundo eles, a atuação conjunta do IFSP e da USP resultou em uma pesquisa de impacto e à premiação.

O artigo completo está disponível nos anais do evento. Acesse aqui