IFSP inaugura sistema fotovoltaico

Na tarde de sexta-feira (15), foi inaugurada a usina fotovoltaica do Câmpus São Paulo. A usina é composta por painéis fotovoltaicos que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica. O sistema tem a capacidade de geração de 70 kw, energia suficiente para alimentar cinco casas diariamente.

altDurante a abertura, o diretor de Infraestrutura e Expansão, Edilson Bueno, fez uma explanação técnica do sistema instalado, que também conta com um laboratório, instalado no estacionamento do câmpus São Paulo, para facilitar o acesso e a aprendizagem dessa tecnologia.

Além de promover a utilização de energia limpa e sustentável, o sistema possibilitará a economia de energia elétrica e, consequentemente, uma redução nas contas de luz. O sistema possibilitará que professores e alunos acompanhem on-line toda a energia gerada, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos dos processos que envolvem o sistema de placas fotovoltaicas.

A inauguração teve a presença da assessora técnica da cooperação alemã GIZ, Roberta Knopki, que falou da parceria com o MEC/Setec, que tem proporcionado a viabilização de cursos e a implementação de sistemas sustentáveis em diversos institutos federais. A GIZ é uma parceria estratégica entre a Alemanha e o Brasil na cooperação para o desenvolvimento sustentável.

O reitor concluiu a cerimônia falando sobre o orgulho de inaugurar uma obra deste porte no câmpus São Paulo e da intenção em expandir essa iniciativa a outros câmpus. Após o encerramento, o reitor, a assessora técnica e o diretor de Infraestrutura e Expansão descerraram a placa comemorativa.

Clique aqui e veja as fotos.