Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas completa um ano

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP comemora, nesta quarta-feira, 24 de agosto, um ano de criação. Assim como no lançamento do núcleo, o patrono da abolição dos escravos no Brasil, Luiz Gama, será homenageado durante o evento, que contemplará palestras e uma caminhada na capital paulista.

Pautado na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, o Neabi tem, entre outros objetivos, a meta de promover a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena, sobretudo dentro da comunidade escolar.

Nesta quarta-feira, serão realizados três atos que contemplam a proposta do núcleo. No período da manhã, os presentes serão convidados a assinar um manifesto elaborado pelo Neabi contra o genocídio das populações indígena e negra. O manifesto será encaminhado às autoridades competentes. O IFSP receberá, na ocasião, a doação de uma pintura do artista Gabriel Chaim, retratando Luiz Gama. As atividades serão realizadas no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. 

À tarde, será realizada, no Teatro de Arena, uma mesa-redonda com o tema “A invisibilidade da Literatura Africana e Afro-Brasileira nos Espaços Educativos”, com os professores Alexandre Bragion, Davina Marques e Lígia Ferreira, e o ator João Acaiabe. 

Das 18h às 21h30, os participantes se mobilizarão para uma caminhada que partirá do Largo do Arouche e seguirá até o Cemitério da Consolação. Essa atividade é organizada pelo Sarau SLAM (competição de poesias) da Vila Guilhermina. 

Conheça aqui as ações desenvolvidas durante o primeiro ano do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP e que serão apresentadas durante o evento.

Para se inscrever nas atividades, clique aqui.

Veja abaixo a programação completa do evento:

Relembre a cerimônia de lançamento do Neabi:

IFSP lança Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

 

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!