NEABI realiza premiação do I Concurso Literário

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) realizou a cerimônia de premiação dos vencedores do I Concurso Literário no dia 9 de novembro, durante a programação do III Congresso de Extensão e Mostra de Artes do IFSP, realizado em Sertãozinho.

O Concurso literário foi realizado com o propósito de promover e estimular a leitura, produção e difusão de textos literários produzidos por alunos e servidores do IFSP autodeclarados negros ou indígenas, de modo a ampliar, de forma afirmativa, a visibilidade de seus discursos no espaço social e no meio literário.

A cerimônia foi acompanhada pelos membros do Neabi, pelo pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, e pelos professores que acompanharam os alunos na organização e submissão dos textos.

O concurso visou apontar para questões de percepção identitária. As duas possibilidades temáticas foram “Ser negra/negro hoje” ou “Ser indígena hoje”. Os vencedores foram os estudantes Vitória Beatriz Inácio Matioli, do Câmpus Votuporanga, com o texto “Vozes da libertação”, e Willian Ferreira dos Santos, do Câmpus Sertãozinho, com a crônica “Um sonho possível?”, e as servidoras Joyce Helena Ferreira Dos Santos, do Câmpus Birigui, com o texto “O negro de hoje”, e Michele Pereira de Faria, do Câmpus Capivari, com o poema “Eu, mulher, negra, da pele cor de terra”. Os vencedores do concurso receberam um certificado e uma coleção de livros cedida pela FTD.

Leia as obras e algumas imagens da premiação.