Núcleo discute Gênero e Interseccionalidade no IFSP no dia 3 de maio

O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) do IFSP realiza nesta quarta-feira, 3 de maio, um debate sobre “Gênero e Interseccionalidade”, no Câmpus Boituva.

A ação faz parte da Jornada de Debates promovida pelo Nugs. “As ações no Câmpus Boituva são um piloto. O objetivo é que, posteriormente, esses debates sejam realizados em outros câmpus”, explica a coordenadora do núcleo, Priscila de Aquino Matos.

A jornada de debates tem o objetivo de trabalhar, junto aos docentes e técnicos administrativos, os conceitos que envolvem gênero e sexualidade e discutir a realidade vivenciada no Câmpus Boituva em relação a esses temas.

Eventos anteriores

Realizou-se, no último dia 12 de abril, a abertura da jornada no Câmpus Boituva, com a presença do diretor-geral, Bruno Nogueira Luz, do pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, do pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, dos membros do Nugs, entre outros.

Tiago Pellim, do Câmpus Capivari, falou, durante a abertura da jornada, sobre educação e gênero, como o tema era abordado nas escolas, a influência nas escolhas pelas crianças, as legislações que tratam sobre a discussão do tema nas escolas, entre outrosNa data, foi apresentada a formação do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade, a agenda proposta para a Jornada de Debates, bem como seu objetivo, e a abordagem da sexualidade na escola.

Priscila de Aquino Matos também falou sobre o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, assinado pelo reitor Eduardo Antonio Modena no dia anterior, 11 de abril. O pacto foi firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça. Veja o termo de adesão das instituições de educação superior aqui.

No dia 19 de abril, foi realizado o primeiro encontro da jornada, com tema “Gênero, Sexo e Sexualidade: nomenclaturas e conceitos”.

Próximas atividades:

Estão previstos cinco encontros para a Jornada de Debates do Nugs no auditório do Câmpus Boituva, sempre às 14h:

17 de maio – Tema 3 – Transexualidades

31 de maio – Tema 4 – Gênero, corpo, beleza e mídia