Comissão Central de elaboração do PDI toma posse

Os membros da Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) tomaram posse na tarde desta terça-feira, 22 de agosto.

alt

A Comissão é composta por dois representantes discentes, um docente e um técnico administrativo, todos eleitos por seus pares (veja aqui). Além disso, integram a Comissão titulares nomeados pelo reitor, sendo eles os cinco pró-reitores do Instituto (com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Whisner Fraga Mamede, como presidente), um secretário-executivo, um representante do setor produtivo e um da sociedade civil.

Esse é o terceiro PDI que será elaborado pelo Instituto. O primeiro foi feito no período 2009-2013, logo após a transformação em IFSP, e o segundo no período 2014-2018. A elaboração será coordenada pela Comissão Central, que ficará responsável por definir as comissões locais.

O IFSP tem como aspiração construir, juntamente com a comunidade, um PDI  que contribua efetivamente para o desenvolvimento dos arranjos sociais, culturais, ambientais e econômicos. Assim, o documento não deve ser apenas o cumprimento de uma exigência legal, já que os resultados de um desenvolvimento institucional eficiente são esperados e avaliados por toda essa comunidade, que anseia por serviços públicos de qualidade.

Durante a posse, o reitor do IFSP, Eduardo Modena, afirmou esperar que esse PDI tenha qualidades que se aproximem do que a instituição é de verdade. “Que seja um processo dialógico e que, brigando com nossas deficiências e limitações de recursos humanos e financeiros, consigamos construir um PDI próximo do que a gente faz.”  Para o reitor, é importante que haja uma peça de planejamento que paute “o que dá e o que não dá para fazer”, e que ela seja pedagógica, envolvendo a todos.

Uma das representantes discentes eleitas para a comissão, a aluna Naira Vitória Soares, do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Avaré, acredita que conquistar um espaço de debate como esse é de grande importância. “Se é para o aluno, tem que passar pelo aluno”, diz.

A metodologia que delimita o escopo de atuação do PDI já foi aprovada pelo Consup e pode ser conferida aqui. A entrega do 1º capítulo do documento, que é o planejamento estratégico, está prevista para o 1º semestre de 2018.

Evento – No dia 28 de agosto, das 13 às 18h, será realizado o Seminário de Desenvolvimento Institucional, no auditório Aldo Ivo. O evento terá palestras e mesas-redondas sobre temas relevantes para o PDI.

Saiba mais:

Comissão de elaboração do PDI: veja o resultado final da eleição

Eleições Comissão Central PDI: Resultado preliminar

Comissão do PDI: eleições dias 8 e 9 de agosto

Eleições Comissão Central PDI: Candidaturas homologadas

Abertas as inscrições para integrantes da comissão central do PDI