Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Abertura de curso de audiovisual traz cineasta ao câmpus São Paulo

alt

O início das atividades do curso de extensão “Entretodos: uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos", no dia 20 de setembro, reuniu dezenas de pessoas entre eles os alunos selecionados, o pró-reior de Extensão, 

Wilson de Andrade Matos entre outros convidados que prestigiaram a aula magna.

A abertura teve a apresentação do filme “Joaquim”, a obra foi dirigida por Marcelo Gomes e conta acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar Tiradentes um herói nacional. Após a exibição os alunos do curso foram instigados pelos mediadores e cineastas Clara Ianni e Amauri Brito a trocarem impressões e conversaram sobre a estética aplica na película, num debate rico e profundo que se estendeu pela tarde. 

A turma selecionada pelo Edital nº 696/2017 é bastante diversificada, nela há pessoas de diversas idades e níveis de ensino. “Desenvolver um curso com a presença de um público heterogêneo favorece a dinâmica das aulas, nas quais os conteúdos teóricos e formais encontram o ambiente ideal e estimulante a partir da participação da turma”, conta Amary um dos responsáveis por ministrar o curso que tem um aporte na formação de público para o audiovisual, seja no contexto da fruição, mediação ou produção. 

A coordenadora pedagógica, Lucila Lang fala da sua expectativa para o curso. "Espero uma maior sensibilidade ao audiovisual, buscando a formação do olhar, e a compreensão da arte como um instrumento de mediação, capaz de tematiza questões próximas aos Direitos Humanos".

O curso, que tem 80h, vai abordar teoria e prática dos processos de criação, estruturação e difusão de uma peça audiovisual bem como os diversos desdobramentos que a linguagem cinematográfica propicia, destacando o acesso e a interação para com o público. 

O curso de audiovisual é uma ação do Festival Entretodos 10, que é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e a Estate Produções e a Pró-reitoria de Extensão.

A SPCine é a empresa de Cinema e audiovisual de São Paulo, e tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

 

 

alt

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!