Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

IFSP adota nova modalidade de licitação para contratação de obras

O IFSP lançou as primeiras licitações que serão realizadas por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O procedimento é uma modalidade de licitação que foi criada em 2011, a fim de ampliar a eficiência das contratações públicas nas obras das Olimpíadas e da Copa do Mundo. No entanto, a utilização dessa modalidade para as instituições de ensino, só foi permitida em 2015. O RDC possibilita maior celeridade e transparência no processo licitatório, visto que ele é realizado totalmente por meio eletrônico.

No IFSP, as primeiras obras licitadas com essa nova modalidade são a reforma e ampliação do Câmpus São Roque e a construção de uma quadra poliesportiva no Câmpus Hortolândia. No momento os editais estão em fase de recebimento de propostas, abertura delas acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro respectivamente. De acordo com o diretor de Logística e Aquisições do IFSP, Randal Franklin Siqueira Campos, a partir de agora todas as licitações de obras e serviços de engenharia serão realizadas preferencialmente por meio dessa modalidade. “Ela assegura maior eficiência e transparência, além de economizar recursos e tempo”. Em média, o tempo de finalização dos processos licitatórios cai de 250 dias para 80, e se obtém uma redução aproximada de custo da ordem de 15% nos valores das licitações. Essas vantagens acontecem porque esse é um processo menos burocrático e complexo.

No RDC as licitações são agilizadas com a inversão das fases (o julgamento das propostas acontece antes da habilitação), com a redução dos prazos de publicação (com garantia de tempo suficiente para a elaboração das propostas) e com a fase recursal única após a análise dos documentos de habilitação do licitante vencedor. A realização do RDC é feita na forma eletrônica, permitindo o acompanhamento pelos interessados de forma on-line, possibilitando a disputa de lances entre as empresas e consequentemente uma redução de custos para a Administração Pública. Todas as licitações públicas podem ser acompanhas no endereço www.comprasgovernamentais.gov.br.

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!